ORIGEM DA FESTA JUNINA!

ORIGEM DA FESTA JUNINA!

2022-06-24 Off Por The Amigos

Hoje comemoramos a Festa Junina, dia 24/06/2022! Mas você sabe como ela surgiu?

A festa junina, uma das maiores tradições brasileiras, surgiu no período pré-gregoriano na Europa, como uma festa pagã que comemorava a fertilidade da terra e as boas colheitas. Essa festa sempre acontecia durante o solstício de verão, que acontecia no dia 24 de Junho.

As festas juninas são, em sua essência, multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha se originado nas festas dos santos populares em Portugal: a Festa de Santo Antônio, a Festa de São João e a Festa de São Pedro e São Paulo principalmente. A música e os instrumentos usados (cavaquinho, sanfona, triângulo ou ferrinhos, reco-reco etc.) estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos ao Brasil pelos povoadores e imigrantes do país irmão.

As comemorações passaram então a ser conhecidas como Joaninas, em homenagem a São João, descrito na bíblia como aquele que batizava as pessoas para a vinda de Jesus. Assim, virou uma festa da Igreja Católica, que começou a prestar homenagem a três santos: no dia 13, Santo Antônio; no dia 24, São João; e no dia 29, São Pedro.

Quando introduzida no Brasil pelos colonizadores, essas festividades foram muito bem aceitas pelo negros e índios que aqui viviam, por serem muito parecidas com as de suas culturas. Aos poucos, as festas juninas foram se espalhando pelo Brasil, mas foi no Nordeste que ela ganhou força na nossa cultura. Lá elas duram o mês todo, e são realizados vários concursos de grupos que dançam a quadrilha, atraindo turistas de todo país. As roupas caipiras ou saloias são uma clara referência ao povo campestre que povoou principalmente o nordeste do Brasil e pode-se encontrar muitíssimas semelhanças no modo de vestir caipira no Brasil e em Portugal.

E no Norte do Brasil, especialmente no Amazonas, o mês de Junho é marcado pelas festas de Boi-Bumbá, folguedo junino característico dessa região, e nesse período acontece o grande Festival Folclórico de Parintins.

As decorações com que se enfeitam os arraiais iniciaram-se em Portugal, junto com as novidades que, na época dos descobrimentos, os portugueses trouxeram da Ásia, tais como enfeites de papel, balões de ar quente e pólvora. Embora os balões tenham sido proibidos em muitos lugares do Brasil, são usados na cidade do Porto em Portugal com muita abundância e o céu se enche com milhares deles durante toda a noite.

Como Junho é um mês mais frio, fogueiras são acesas para que as pessoas se esquentassem. Também foram introduzidas várias brincadeiras como o pau de sebo, o correio elegante, os fogos de artifício, o casamento na roça, e muitos outros. E a melhor parte, claro, as comidas típicas! Toda Festa Junina boa não pode deixar faltar o bolo, a pamonha, o milho, o quentão, e claro, Paçoca, Amendoim, canjica e muitos outras comidas típicas!

Precisa de alguma coisa?

Acesse nosso site https://www.tele-amigos.com/
ou ligue 052-625-5009

Visite nosso Facebook

Visite nosso Instagram