SÉRIE CORTES CARNE – CUPIM!

SÉRIE CORTES CARNE – CUPIM!

2022-06-08 Off Por The Amigos

O que é Cupim?

Parte do Boi que divide opiniões, o CUPIM está situado logo atrás do pescoço de bovinos de raça zebuína ou seus cruzamentos (é a “corcova”), é um corte composto por fibras musculares entremeadas de gordura, ou seja, é uma das partes do animal com maior concentração de adiposidade. A gordura do cupim é marmorizada e muito intensa, não é superficial como na picanha, que pode ser retirada.

Como é caracterizado pela gordura entremeada, sua carne proporciona sabor e maciez únicos ao seu corte, é uma carne que possui sabor característico e paladar agradável.

O cupim é bastante apreciado pelos brasileiros.

Principais benefícios da Cupim


Precisamos lembrar que o cupim é um corte de carne bovina, portanto todos os seus nutrientes são os fornecidos por este animal, que é rico em proteínas, vitaminas e gorduras. Mas como é um corte com uma grande quantidade de gordura atrelada a carne, não é recomendado o alto consumo ou contínuo da mesma. Mas como toda carne tem seus benefícios, entre os principais, podemos citar os seguintes.

  • Proteína de alto valor biológico: responsável por grande parte do nosso peso, ou seja, é essencial para quem está crescendo, e serve para a manutenção do nosso organismo.
  • B12 (cobalamina): esta é a vitamina mais importante para o nosso organismo, porém não é produzida por ele. Algumas das suas funções são formar a hemoglobina, que é a substância que transporta o oxigênio do sangue para as células e proteger a bainha de mielina, “capa” que envolve cada um dos nossos neurônios. Sua falta pode causar anemia, fadiga, doenças mentais como depressão e amnésia, ou prejuízos em sistemas nervosos ainda em formação.
  • Ferro: com a B12, é importante para a formação das hemácias e hemoglobinas. Portanto, sua falta também causa anemia e fadiga.
  • B6: vitamina responsável pela renovação celular.

Principais formas de preparo

Considerado um dos cortes mais saborosos do boi, é muito usado para assados e barbecue, exigindo um longo tempo de cozimento.

Acesse nosso site https://www.tele-amigos.com/
ou ligue 052-625-5009

Visite nosso Facebook

Visite nosso Instagram